segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Conhecendo mais flores do nosso jardim

Em posts anteriores já conhecemos algumas flores que estão desabrochando em nosso jardim. Hoje conheceremos mais duas: a calêndula e o malvavisco.


Semeamos várias calêndulas, diretamente no jardim, e para nossa surpresa elas rapidamente se desenvolveram e brotaram, e estão lindas!

Também conhecida como mal-me-quer, essa flor, de origem europeia, se adaptou muito bem ao clima brasileiro, pois ela adora sol! Pelo menos 4 horas por dia de sol direto e manter o solo sempre úmido é o suficiente para manutenção desta planta. Suas flores são amarelo-alaranjadas e seu perfume é muito peculiar, podem alcançar até 50 cm de altura.

Além de serem lindas, por isso, usadas como plantas ornamentais, são utilizadas para produção de medicamentos (cicatrizante) e cosméticos (regenera cabelos e pele), também são consumidas em saladas.
 

Já os malvaviscos vieram do viveiro do Parque do Carmo. Esse arbusto pode atingir até 3 metros de altura, suas flores podem ser vermelhas ou róseas, são pendentes e semi-fechadas, sua floração ocorre o ano todo, principalmente na primavera e no verão. É uma planta rústica que não exige muita manutenção, deve ser cultivada a pleno sol, mas tolera sombra parcial, não gosta de frio e geadas. Pode ser utilizada como cerca viva e suas flores são muito apreciadas por beija-flores por produzir um néctar bem docinho.
 
 
Nossa cerca de malvaviscos ainda está em desenvolvimento, mas já está produzindo flores e futuramente, quando elas ficarem mais altas poderemos esperar a visita de vários beija-flores!

 

3 comentários:

  1. Parabenizo o empenho de todas as integrantes pelo desenvolvimento desteprojeto tão interessante e realizado com tanta dedicação e carinho.Com certeza as crianças do CEI devem adorar regar as plantinhas e observar o desenvolvimento das plantinhas.

    ResponderExcluir
  2. Esse espaço, antes abandonado, agora já recebe a visita das crianças que podem apreciar a natureza e aprender mais sobre o seu meio ambiente! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nosso blog!

    ResponderExcluir
  3. Através deste maravilhoso jardim fico conhecendo os nomes de tantas flores mimosas que comumente vejo nas praças e ruas.
    Obrigada pela informação.

    Bjs.

    ResponderExcluir