terça-feira, 21 de agosto de 2012

Jardim um lugar da amizade


Só em ouvirmos ou pronunciarmos a palavra jardim já nos é agradável.  Quem no decorrer de seu dia agitado não gostaria de parar tudo e estar em um jardim?  Seja para contemplar a beleza das flores, as plantas, as cores ,  os odores que atraem pássaros e minúsculos bichinhos, onde aprendemos a coexistência como dom.

Mas, também gostamos de estar em um jardim compartilhando com o nosso próximo, desfrutando da vida,  conversar sobre diversos assuntos, rir, trocar e  aprender.

Jardim nos remete a paz e serenidade, talvez por isso o filósofo Epicuro  (341-270 a.C.), fez sua escola ao ar livre, em um jardim, fora da cidade, que para ele era símbolo da dominação, opressão, competição. Contrariamente o jardim significa lugar de compartilhamento, de estar com o outro e em contato com a natureza, nos remetendo a nossa finitude a importância da felicidade, não importando qual a situação, seja de  dor ou prazer, resumindo o lugar do cultivo da philia termo grego para amizade.

Nós estamos vendo no CEI  Jardim Três Marias nascer um jardim, fazendo jus ao seu nome.  Do  lugar onde haviam pedras, sem vida,  sem trânsito, ali pessoas trocaram com pessoas, aprenderam com outras, oferecendo a todos a possibilidade do desfrute da philia.

Meu desejo é que todos possam não só participar da construção e manutenção deste lugar físico, mas envolvam-se emocionalmente com a construção de um mundo melhor, começando no local de trabalho, em nossas casas e aprendendo com as crianças, os mais inquiridores  filósofos. Que eles não se percam na vida adulta, e esta responsabilidade também é nossa como educadores.

As crianças aprendem não apenas com o que  falamos, mas principalmente com nossas ações e a coerência entre o discurso e a prática. Quando valorizamos o diálogo, a cooperação, o respeito pelo próximo seja ele de que idade for,  quando não usamos a força da palavra ou dos gestos para impingir o poder, decidimos construir um mundo melhor. Antoine de Saint-Exupery  escreveu  algo muito profundo sobre  esta construção:  

“O futuro não é um lugar onde estamos indo, mas um lugar que estamos criando. O caminho para ele não é encontrado, mas construído e o ato de fazê-lo muda tanto o realizador quando o destino."

2 comentários:

  1. GOSTEI MUITO DE PARTICIPAR NESTA MANHA DA ATIVIDADES PARA MELHORAR AINDA MAIS O NOSSO JARDIM DE EPICURO QUE ,E UM A PROPASTA MUITO ANTIGA DE NOSSO CEI E AGORA JA SE FAZ UM CAMINHO ,E MUITO RICO OBSREVARMOS COMO A NATUREZA,É RICA ELA SE TRANSFORMA A CADA DIA.
    COMO É BOM PRESERVAR O MEIO AMBIENTE ,INTEGRAR AS CRIANÇAS EM MEIO A NATUREZA ESPERO PODER ESTAR SEMPRE PRESNTE BEIJOS
    NAIR PROFESSORA DO CEI.

    ResponderExcluir
  2. Eunice

    Admiro esse trabalho. A conscientização para preservar a natureza se faz necessário desde criança.Parabéns á Liliana Santoro.

    Dias iluminados para vocês.

    ResponderExcluir