sábado, 21 de julho de 2012

Nossas flores


Para florir nosso jardim começamos plantando sementes de girassol, de cravo, de margaridas... Algumas sementes desenvolveram-se, tornaram-se mudinhas e estão prontas para florir! As sementes de girassol, inclusive, tornaram-se lindas flores!

 Mas não foi o suficiente, precisávamos de mais mudas de plantas e flores. Então, nossa coordenadora pedagógica , Regina, levou as ATEs Eunice e Diane até o viveiro de plantas Arthur Etzel, localizado no Parque do Carmo. Lá, várias mudas foram escolhidas para fazer parte do nosso jardim.

Agora você poderá conhecer um pouco mais sobre as plantas e flores que fazem parte do Jardim de Epicuro, quais suas necessidades e particularidades. 

As primeiras plantinhas que vamos conhecer são as forrações. Forrações são plantas que possuem seu crescimento horizontal maior que o vertical, usadas para revestir o solo, trazendo texturas e cores para o jardim.

Até agora temos dois tipos de forrações a azulzinha e gota de orvalho.

AZULZINHA

  Essa é a Azulzinha do nosso jardim!

                                                                  Essa daqui é uma imagem de como ela ficará quando crescer!

Azulzinha, também chamada de evólvulo, é uma planta rasteira, que atinge no máximo 30 centímetros de altura, suas flores são pequenas, achatadas e de pétalas arredondadas na cor azul, também ocorre sua variação branca. Essa planta floresce durante todo o ano, mas mais na primavera. É cultivada a pleno sol ou à sombra esparsa de árvores, deve ser regada com regularidade, pois sofre com secas prolongadas.

É uma excelente cobertura vegetal para áreas extensas onde não haja grama, também pode ser usada como pendente, como a maiorias das plantas rasteiras, em jardineiras e em grandes vasos para acompanhar plantas altas.



GOTA DE ORVALHO

                                              A gota de orvalho do nosso jardim, ainda começando a ramificar...
                                            Foto de como ela ficará quando se espalhar por todo o canteiro!

É uma planta rasteira que atinge de 5 a 10 centímetros de altura, suas flores são solitárias, brancas, pequenas e se abrem pela manhã, principalmente na primavera e verão. Recomenda-se o cultivo a pleno sol ou meia sombra. Pode ser utilizada não só como forração, mas também em vasos e jardineiras. Essa planta é utilizada para fins medicinais, como tônico capilar, feito do óleo que é extraído dessa planta e o suco feito da planta inteira é tradicionalmente usado em diversos transtornos mentais.

Por enquanto é isso, aguardem as próximas postagens com mais informações sobre nossas flores e plantas e não esqueçam de deixar um comentário!

Sites consultados:

bbel.uol.com.br/decoracao/post/forracoes.aspx
http://www.jardineiro.net/br/banco/evolvulus_glomeratus.ph
http://www.floresnaweb.com/dicionario.php?id=118

Nenhum comentário:

Postar um comentário