sábado, 27 de outubro de 2012

Primavera paulistana

Notícia

Que mínima esta primavera paulistana,        
tão ascética de flores e verde.
Ela entra pela nossa casa via TV,
Que a falta de melhor imagem
Passeia a câmara pelas flores de floricultura.
Esta invisível primavera
só chegou para quem viu o noticiário.

Donizeth Galvão
(Azul Navalha)




 Ainda bem que nos restam os Ipês!

Aqui em São Paulo, se você tiver um pouco de disposição para caminhar e observar poderá encontrar em uma esquina ou outra, um pé de Ipê, primeiro foram os roxos, depois os amarelos, agora os rosas, nos presenteiam com suas flores e dão um pouco de colorido a nossa primavera que realmente é bem mínima.
Não há mais aqueles lindos jardins nas entradas das residências, os espaços são cada vez menores e quando existem são garagens para os carros.






Aqui no C.E.I a primavera começa a se tornar uma realidade, ainda bem esparsa e tímida, é verdade, mas é bacana ver algumas crianças já associando a flor com aquela da historinha que a professora contou e chama-la pelo nome correto.  Outras que ainda não possuem a informação associam todas as flores ao girassol, a margarida é o girassol branco, a calêndula o girassol pequeninho...






Nesse momento  de caos ecológico, crescente urbanização e escassez dos recursos naturais, continuo pensando que um jardim  e suas flores é um bom instrumento pedagógico, onde você pode direcionar para uma educação mais humanística e para o respeito aos recursos naturais.






Um pouquinho mais de nossa primavera:

Tagetes
Calêndula
 

Maria sem vergonha



Malvabisco

Cravo


Dália gigante
Lírio amarelo