segunda-feira, 30 de julho de 2012

Jacarandá


O sol, que hoje não saiu de casa, meia cara na janela, acanhado e arrependido por ter dado tanta luz às travessuras deste final de semana; o silêncio das crianças no gemido das cordas de um violino; todos pareciam solidários a dor do jacarandá que fora partido em três pedaços. O dia prostrou-se cinza até o final da tarde.







Mas a vida se renova a cada instante, prova disto, são:






 As quaresmeiras que já pintam nossos muros.










As mudas que nos chegam através de muitas mãos. 







Seu Valter nos trouxe essa planta, não soube dizer o nome, ainda vou pesquisar, se alguém souber informar...













A prof. Fátima , hoje, nos doou essas plantas.










As sementes que germinam.








E espero que nosso jacarandá também se renove, trazendo novos brotos e quem sabe, em um ano qualquer, uma primavera/verão  bem lilás.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Mini jardim de suculentas




Criatividade, pedrinhas brancas, algumas plantinhas e nasce uma pequena obra de arte no meio do jardim!
As suculentas, que compõem esse belo quadro, são plantas com aspecto fofo e fáceis de cultivar, encantam sempre por suas várias formas e cores. Originárias de ambientes desérticos são capazes de armazenar água em suas folhas, caules, e até em troncos e raízes. Necessitam de pelo menos 4 horas de sol, regas uma vez por semana no verão e quinzenalmente no inverno, vivem muito bem em vasos dentro de casa, contanto que possam tomar sol.

Nessa pequena composição também se destaca a cebolinha amarela, uma planta originária da África, suas folhas suculentas são parecidas com as da cebola que formam uma touceira, durante a primavera e o verão aparecem flores amarelas que atraem abelhas. É uma planta decorativa que pode ser cultivada em canteiros, bordaduras, vasos e jardineiras. Assim como as outras suculentas não precisa de muita manutenção, mas necessita muito de sol e pouca água.

Essas duas espécies foram plantadas ao redor da pedra que estava no canteiro, mas sofriam muito com as regas frequentes, então construimos esse mini jardim em cima da pedra, resolvendo assim o problema do excesso de água nas suculentas.

O resultado foi ótimo, agora é só aguardar a primavera para que as cebolinhas possam florescer!





Site consultado:

http://www.jardineiro.net/br/artigos/cuidados_suculentas.php

Quaresmeira

Nossa quaresmeira já está florida e com vários botões!

A quaresmeira é um arbusto que se destaca pelo uso como ornamental, podendo atingir até dois metros de altura. Essa planta se desenvolve melhor em solos úmidos e ricos em matéria orgânica e recebeu esse nome por florescer na época da Quaresma e por suas flores apresentarem tons roxos, lilases ou rosas, que remetem à Paixão de Cristo.

Também se encontram árvores dessa espécie que atingem até doze metros de altura, mas aqui no Jardim de Epicuro nós temos somente o arbusto.

A quaresmeira é conhecida como árvore do amor incondicional, em alguns países acredita-se que possui um poder místico, protege contra raios, era também associada aos duendes e utilizada no lançamento de encantamentos mágicos.

Na medicina popular é usada para tratar doenças de pele, inchaços, tosses e infecções venéreas.

Site consultado:

terça-feira, 24 de julho de 2012

De olho na reciclagem





Olha aí, a professora Silvana e sua pintura.

As duas mudas de russelia que trouxemos do viveiro, ficaram aguardando por mais de um mês para serem replantadas. Isso, porque ainda não tínhamos um local adequado para elas, tudo o que tínhamos eram os canteiros, no solo, e essa planta é uma planta pendente. Não tínhamos aqui no espaço do jardim, nenhuma elevação natural do terreno, como costuma ser cultivada.
Por isso quando vi o velho escorredor de macarrão em meio aos outros materiais no depósito, não tive dúvidas, fui logo perguntado se poderia usar.
É bem verdade que ele precisava de uma repaginada, então solicitei a professora Silvana que é muito criativa, que o pintasse para nós, e ela muito gentil o fez.






Para os pés aproveitamos esses balaústres que sobraram de uma construção, procuramos um local ensolarado, demarcamos os pés que foram chumbados com concreto, aí foi só dar um toque final com tinta branca e agora é só aguardar a primavera e esperar que floresça.










###############################################################

E o velho estrado dos berços também não escapou de ser reaproveitado, depois de serrar e pregar, uma boa mão de tinta e estão prontos para uso. 




                                                                                 
Serão usados, como cerca, no nosso próximo canteiro, há muitas opções de cercas, porém nosso propósito é diminuir o lixo, reaproveitando o velho, poupando assim os recursos naturais que já estão bem escassos no nosso planeta.


Em breve mostraremos como ficou.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Onde conseguir mudas de flores e plantas?


A professora Inalda se propôs a vender tapioca para arrecadar dinheiro para comprar algumas mudas.Então através de um site a Sirlene viu que era possível conseguir doações de mudas de plantas. Passou a informação para a Coordenadora Pedagógica Regina que fez contato e no dia 01.06 muito chuvoso foi buscar as doações juntamente com a Eunice e a Diane, que trabalharam bastante carregando muitas mudas e com o dinheiro arrecadado na “Tarde da Tapioca” compraram adubos.
No dia 02.06 mais uma tarefa, plantar as mudas, pois não poderiam ficar fora da terra por muito tempo.

E tudo foi ficando assim...







Dias se passando e a gente cuidando e observando as mudanças. Que alegria! flores brotando, girassóis crescendo, passarinhos, borboletas visitando...



















sábado, 21 de julho de 2012

Nossas flores


Para florir nosso jardim começamos plantando sementes de girassol, de cravo, de margaridas... Algumas sementes desenvolveram-se, tornaram-se mudinhas e estão prontas para florir! As sementes de girassol, inclusive, tornaram-se lindas flores!

 Mas não foi o suficiente, precisávamos de mais mudas de plantas e flores. Então, nossa coordenadora pedagógica , Regina, levou as ATEs Eunice e Diane até o viveiro de plantas Arthur Etzel, localizado no Parque do Carmo. Lá, várias mudas foram escolhidas para fazer parte do nosso jardim.

Agora você poderá conhecer um pouco mais sobre as plantas e flores que fazem parte do Jardim de Epicuro, quais suas necessidades e particularidades. 

As primeiras plantinhas que vamos conhecer são as forrações. Forrações são plantas que possuem seu crescimento horizontal maior que o vertical, usadas para revestir o solo, trazendo texturas e cores para o jardim.

Até agora temos dois tipos de forrações a azulzinha e gota de orvalho.

AZULZINHA

  Essa é a Azulzinha do nosso jardim!

                                                                  Essa daqui é uma imagem de como ela ficará quando crescer!

Azulzinha, também chamada de evólvulo, é uma planta rasteira, que atinge no máximo 30 centímetros de altura, suas flores são pequenas, achatadas e de pétalas arredondadas na cor azul, também ocorre sua variação branca. Essa planta floresce durante todo o ano, mas mais na primavera. É cultivada a pleno sol ou à sombra esparsa de árvores, deve ser regada com regularidade, pois sofre com secas prolongadas.

É uma excelente cobertura vegetal para áreas extensas onde não haja grama, também pode ser usada como pendente, como a maiorias das plantas rasteiras, em jardineiras e em grandes vasos para acompanhar plantas altas.



GOTA DE ORVALHO

                                              A gota de orvalho do nosso jardim, ainda começando a ramificar...
                                            Foto de como ela ficará quando se espalhar por todo o canteiro!

É uma planta rasteira que atinge de 5 a 10 centímetros de altura, suas flores são solitárias, brancas, pequenas e se abrem pela manhã, principalmente na primavera e verão. Recomenda-se o cultivo a pleno sol ou meia sombra. Pode ser utilizada não só como forração, mas também em vasos e jardineiras. Essa planta é utilizada para fins medicinais, como tônico capilar, feito do óleo que é extraído dessa planta e o suco feito da planta inteira é tradicionalmente usado em diversos transtornos mentais.

Por enquanto é isso, aguardem as próximas postagens com mais informações sobre nossas flores e plantas e não esqueçam de deixar um comentário!

Sites consultados:

bbel.uol.com.br/decoracao/post/forracoes.aspx
http://www.jardineiro.net/br/banco/evolvulus_glomeratus.ph
http://www.floresnaweb.com/dicionario.php?id=118

quarta-feira, 18 de julho de 2012


Essa iniciativa foi contagiando mais pessoas; no dia 12.05, sábado ensolarado, foi combinado um mutirão de limpeza do espaço, vieram as ATEs Eunice, Diane, Silvana, Sirlene e seu filho Miguel, a agente escolar Marcelia e a Professora Zoraide. Limpamos o espaço, fizemos um enorme canteiro e plantamos um jacarandá.

Havia uma enorme tela cercando o "caminho das futuras flores", entramos em acordo e achamos melhor retirá-la.





A terra estava bem difícil de afofar, não foi fácil não, colocamos uns tijolinhos para demarcar o canteiro que foi ficando assim ...



Ah! Como eu disse, plantamos um jacarandá.

Terreno limpo, terra adubada, canteiros prontos, mas onde conseguir mudas de flores e plantas?




segunda-feira, 16 de julho de 2012

Primeiras iniciativas


O projeto teve início com as ATE Eunice e a Prof. Zoraide que vendo uma horta abandonada numa área sem cuidados tiveram o desejo de plantar muitas flores neste local. O trabalho não seria fácil por falta de tempo e também porque as crianças da comunidade estavam acostumadas a destruírem as coisas. Juntou-se a elas a ATE Diane, e quando sobrava “um tempinho”, lá iam elas, rastelar, mexer, limpar a terra.
 Então essa era a visão no início:




Mas com boa vontade e muito esforço...
Prof.Zoraide
A Eunice também estava pintando, mas claro alguém precisa registrar...




sábado, 14 de julho de 2012

Projeto Jardim de Epicuro - C.E.I Jardim Três Marias

O projeto nasceu do amor compartilhado pela natureza, da união de ideias para encontrar soluções frente às dificuldades encontradas, do acreditar que o construir ainda pode ser maior que o destruir quando pessoas unem seus esforços para um determinado fim.


Objetivos:

  • Preparar e proporcionar mais um espaço, dentre os muitos que há no C.E.I, que seja prazeroso e rico em possibilidades educacionais, dando margem a desenvolvimento de projetos pedagógicos. 


  • Estimular a sensibilidade e o gosto pelo que é belo, vivenciando momentos de contemplação, interação e conhecimento do espaço natural.


  • Despertar o cuidar e o amor pela natureza de forma que a aprendizagem sobre problema ecológico, que nos afeta, aconteça de forma significativa.


  • Sensibilizar a comunidade para que atente sobre a responsabilidade de cada um na conservação e preservação do meio ambiente, cuidando para a existência de um planeta mais sustentável.


O nome Jardim de Epicuro , homenagem ao filósofo Epicuro de Samos, é devido a um desejo antigo de nossa diretora, Liliana Santoro, de construir no C.E.I um jardim com esse nome.



“O prazer de fazer o bem, é maior do que recebê-lo.”
                                                                   Epicuro